Nós da área da saúde suplementar , temos que ficar sempre atentos aos indicativos que refletem diretamente em nossos produtos.
Muito divulgado pela mídia , o Brasil está ficando mais velho, mesmo antes de ficar mais rico. Diferentemente de outros países , estamos ficando bem parecidos ao Estados Unidos.
O censo demográfico está apurando que 51,5% são de mulheres , 49,5% homens e os idosos já na ordem de 11%. Acima de 65 anos , que teve um crescimeno de 57%, subiu muito e hoje um em cada 10 brasileiros estão nesta classe.
No brasil , a população entre 15 a 64 anos é considerada a mais produtiva , e outro dado interessante é sobre a idade mediana entre as regiões e estados , como por exemplo , no Rio Grande do sul , a idade mediana é de 38 anos ,e ,em Roraima 26 anos. A idade mediana do brasileiro , passou de 29 anos (2010) , para 35 anos (2022). Isso significa que metade da população tem até 35 anos , e a outra metade mais velha.
Em 2022 o brasil tembém teve o maior salto de envelhecimento , entre os censos desde 1940. Na prática, isso quer dizer que a tendencia é ter cada vez menos jovens e mais idosos.
O censo ainda aponta que a população feminina está aumentando de forma constante. Hoje 51,5% dos brasileiros são mulheres , são cerca de 6 milhões de mulheres a mais do que homens. Já a maior quantidade de mulheres é explicada historicamente por conta das maiores taxas de mortalidade entre os homens em todas as faixas etárias, segundo o IBGE. Como as mulheres morrem menos , a tendência é que a população continua ficando, de fato , cada vez mais feminina.
Temos então duas constatações , a primeira sobre o envelhecimento de nossa população , e a segunda sobre o crescimento do sexo feminino.
Temos Empresas de Saúde já com a visão para a maior idade.
A Prevent Senior focada nesta faixa e a MedSênior , também com produtos bem estruturados despontam especificamente , neste cenário. Observamos outras que também devem energir , para o atendimento a esta geração prateda.
Quanto ao público feminino , entendo , salvo melhor juízo , as Operadoras de Saúde possam criar mais produtos destinados a mulher. Já tivemos no passado , com excelente resultado para as partes.
Gostaria de contribuir com os Corretores de Seguros e Saúde , atentarem em suas regiões quanto a distribuição estária e sexo , para suas ações de vendas.
Todas estas informações estão gratuitamente no site do IBGE, inclusive com dados socioeconômicos.
Cordialmente,
Ronaldo Pontes Martins (Palestrante e Conselheiro Empresarial)