Modalidade de Operadoras de Plano de Saúde

Compartilhe

Se liga na Saúde Suplementar.

Você conhece quais são as modalidades de Operadoras de Plano de Saúde?

A operadora de plano de assistência à saúde suplementar pode ser definida como a pessoa jurídica registrada na Agência Nacional de Saúde (ANS) que administra, comercializa ou disponibiliza planos de assistência à saúde.

Pode ser classificada em diferentes modalidades de atuação:

  1. Administradora de Benefícios;
  2. Cooperativa Médica;
  3. Cooperativa Odontológica;
  4. Autogestão;
  5. Medicina de Grupo;
  6. Odontologia de Grupo;
  7. Filantropia; e,
  8. Seguradora Especializada em Saúde.

Abordaremos algumas características de cada uma, logo abaixo:

1-      Administradora de Benefícios

A Administradora de Benefícios é uma pessoa jurídica que atua na condição de estipulante ou prestadora de serviço de empresas, órgãos públicos ou entidades representativas que pretendem contratar plano de saúde coletivo, com o fim de auxiliar o acesso à saúde da população a eles vinculada.

Pode ter como atividade:

– a prestação de informações sobre os direitos dispostos na legislação que rege a saúde suplementar aos consumidores de planos de saúde coletivo;

– a verificação de critérios de elegibilidade definidos pela empresa ou entidade representativa;

– o apoio para área de recursos humanos visando a gestão de benefícios do plano;

– o recebimento de propostas de adesão e respectiva análise documental;

– a movimentação cadastral correspondente à inclusões, alterações e exclusões, conforme regras previstas no contrato e na legislação;

– a emissão de boletos e o controle de pagamento das mensalidades;

– o suporte com relação a rede de serviços de saúde e área geográfica de interesse; e,

– dentre outros.

2-      Cooperativa Médica

A Cooperativa Médica é uma associação autônoma de médicos que opera plano de saúde para atender pacientes que se associam.

É regulamentada pela Lei 5.764 de 1971 que define a forma de seu funcionamento. 

Tem autorização para comercializar planos de assistência médico-hospitalar para pessoas físicas ou jurídicas, além de constituir rede de serviços própria e contratar terceiros.

3-      Cooperativa Odontológica

A Cooperativa Odontológica é uma sociedade sem fins lucrativos constituída dentro das regras da Política Nacional de Cooperativismo e coordenadas por profissionais de Odontologia para operar exclusivamente plano de assistência odontológica.

4-      Autogestão

A Autogestão é a pessoa jurídica que opera planos de saúde a um grupo fechado de pessoas que pertencem à mesma classe profissional ou tem vínculo com a empresa instituidora e/ou patrocinadora e/ou mantenedora da operadora de planos de assistência à saúde, cujas regras de funcionamento foram estabelecidas em 2006, pela Resolução Normativa (RN) n.º 137 da ANS.

A entidade de Autogestão não pode comercializar planos de saúde para o público em geral e se divide basicamente em três grupos:

  • Grupo 1 – Autogestão com mantenedor: vinculada a entidades públicas ou privadas patrocinadoras, instituidoras ou mantenedoras;
  • Grupo 2 – Autogestão sem mantenedor: criada pelo instituidor, sob a forma de associação ou fundação, sem mantenedora, para determinada categoria profissional e seus dependentes, que sejam associados ou associados ao instituidor; e,
  • Grupo 3 – Autogestão por recursos humanos (RH): pode operar planos de saúde por intermédio do departamento de recurso humano ou órgão assemelhado.

5-      Medicina de Grupo

A Medicina de Grupo é conhecida por convênio médico que presta serviços médico-hospitalares através de recursos próprios e contratados. 

É autorizada a comercializar planos de saúde tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, além de contar com estrutura própria ou contratada para o uso dos beneficiários, incluindo consultórios médicos, hospitais, laboratórios e clínicas.

 

6-      Odontologia de Grupo

A Odontologia de Grupo é a empresa que opera plano de saúde exclusivamente odontológico.

É autorizada a comercializar seus planos para pessoa física ou jurídica, além de constituir uma rede de serviços própria ou contratar terceiros.

7-      Filantropia

A Filantropia é a entidade sem fins lucrativos que opera Planos Privados de Assistência à Saúde.

Tem por obrigação a obtenção de certificado de entidade beneficente de assistência social emitido pelo Ministério competente, e da declaração de utilidade pública federal junto ao Ministério da Justiça ou da declaração de utilidade pública estadual ou municipal junto aos Órgãos dos Governos Estaduais e Municipais.

Temos como exemplos de filantropia, as Santas Casas de Misericórdia e os hospitais administrados por congregações, associações, fundações ou sociedades beneficentes.

 

8-      Seguradora Especializada em Saúde

A Seguradora especializada em saúde opera seguro saúde e possui objeto social exclusivo para atuação no setor da saúde suplementar, conforme determina a Lei 10.185, de 2011.

Possui rede referenciada e o reembolso é a regra dessa modalidade, o que possibilita ao usuário a livre escolha de estabelecimentos ou profissionais de saúde não referenciados pela seguradora.

E vamos continuar a aprender juntos!

Cristiano Plate

Advogado Especializado na Área da Saúde Suplementar e Direito Médico e Hospitalar, Palestrante e Sócio do Cristiano Plate & Advogados Associados, com experiência de 20 anos de prestação de serviços para Empresas e Profissionais da Área da Saúde.

Leia também

Compartilhe

AUTOR

Pesquise no blog

Notícias ultima hora

noticia teste vídeo
#hastags
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s …
#noticias #ultimahora #corretorparceiro
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s …
#noticias #ultimahora #corretorparceiro
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s …
#noticias #ultimahora #corretorparceiro

Navegue pelas categorias

Conheça nossos autores do Blog e Revista Saúde Brasil

Attilio Cesar Soares Fonseca

Uma das grandes referências do mercado Carioca com experiência de mais de 30 anos como Supervisor e Gerente de plataforma de venda. Uma das referências intelectual e literárias do nosso seguimento com grande conhecimento de gestão de pessoas, liderança e retenção de  equipe.

Attilio Cesar Soares Fonseca

Bruno Campos

Especialista na área de benefícios, planos de saúde, planos odontológicos, seguro de vida, treinamentos para corretores de seguro

Bruno Campos

Carlos Assis

Um dos maiores treinador de equipe de venda do Rio de Janeiro. Vem se destacando e cruzando fronteiras com os seus métodos para evolução, capacitação e aperfeiçoamento de pessoas, os transformando em profissionais de alta performance.

Carlos Assis

Cristiano Plate

Advogado especializado na Área da Saúde Suplementar e Direito Médico e Hospitalar, sócio do Cristiano Plate & Advogados Associados, com experiência de 20 anos de prestação de serviços para Empresas e Profissionais da Área da Saúde

Cristiano Plate

José Menezes (ZumZumZum)

Experiência de 50 anos no mercado de Saúde Suplementar de Recife, vem conquistando o Norte e Nordeste brasileiro à 16 anos no comando do maior canal de comunicação Nordestino a "ZumZumZum". Menezes, veio para ser uma ponte nos agregando valor, compartilhando experiências e multiplicando seus conhecimentos do Norte e Nordeste para o Brasil.

José Menezes (ZumZumZum)

Luis Rogério Franco

Administrador de Empresas, pós graduado em Administração de Serviços pela USP, com MBA em Vendas e Marketing

Luis Rogério Franco

Ronaldo Pontes Martins

Executivo Comercial Sênior, graduado em Administração de Empresas, com mais de 40 anos de experiência na cadeia de assistência à saúde, com destaque na área comercial e marketing.

Ronaldo Pontes Martins

Silvio Toni

Experiência de 30 anos no seguimento de Saúde Suplementar no mercado Paulistano, hoje, a frente da MyBro Corretora e atual Presidente do Sindiplanos-Sindicato das corretoras de planos de saúde de São Paulo

Silvio Toni