Um dos maiores desafios de uma empresa de vendas é aumentar a sua capacidade produtiva garantindo assim a sua sobrevivência em um cenário cada vez mais competitivo.
Na história da venda de planos de saúde e de produtos similares estão todas as respostas a uma pergunta recorrente entre os proprietários das estruturas de vendas, incluindo as corretoras:
O que devo fazer para aumentar as minhas vendas ?
Hoje vejo, particularmente com tristeza, que o crescimento e o sucesso dessas empresas estão gravados no passado, sem que os líderes contemporâneos a percebam.
A Pandemia com seu obrigatório confinamento e o rumo exagerado da tecnologia, muitas vezes ditadas pelos tecnocratas como ideia de um novo normal, nos levou a esquecer as verdadeiras raízes de grandes empreendimentos.
Porém, a evolução não dá saltos e será sempre baseada nas experiências passadas, como caminho seguro para a modernidade.
O conhecimento forma as diretrizes de práticas presentes que servirão de base para a formação do futuro.
Pensando nessas diretrizes, temos que estudar como foi, historicamente, a formação e manutenção das equipes de vendas.
De início há que se perceber que a entrada de capital de uma empresa são as vendas!
Mas , as vendas não fluem sem que um vendedor esteja envolvido intrinsecamente no processo.
Lhe pergunto:
Será que a sua empresa está focada nessa “figura humana” indispensável?
Ou está achando que a tecnologia é capaz de substituí-lo?
A sua empresa acha mesmo que os meios tecnológicos de vendas substituem um vendedor ?
Não seria a tecnologia, um apoio indispensável a eles?
Melhor que a minha palavra, são os resultados.
Agora, uma pergunta crucial para os líderes de escritórios de vendas:
Você já dependeu da venda direta ao cliente ?
Se sim, você deve saber sobre as dificuldades psicológicas como: angústia, insegurança, ansiedade, depressão e os medos que são constantes na vida de quem não tem um ganho garantido.
São pessoas assim que você terá como colaborador na expansão da sua empresa de vendas.
Todas as empresas, hoje, são de vendas
Todas, têm necessidade de crescimento e renovação para recrutamento de novos valores.
O líder que recruta também deve ser um vendedor experiente, maduro, honesto, empático e com boa vontade de ensinar.
Quantos existem na sua empresa com essas características?
Um verdadeiro líder, sonha em formar outros líderes.
Líder e liderados formariam uma equipe produtiva com capacitação emocional que se faz mais importante do que a capacitação de conhecimento de produtos.
Assim eram formadas as equipes no passado. Gerando novos vendedores que geravam novos líderes e novas equipes.
Uma formação contínua.
Quero apenas chamar a atenção para o cunho social desta iniciativa de expansão. O investimento em pessoas vai além do sucesso financeiro, chega a ser até um propósito divino.
Não tenho a pretensão de esgotar um assunto tão rico e fascinante com este simples artigo. Cada fase deste projeto de expansão tem as suas características, filosofias e métodos de execução.
Se minha visão despertou a simples curiosidade dos que querem ampliar seus negócios já me sinto agradecido.
Bons negócios à todos!
Menezes (ZumZumZum Nordeste)