Além da atenção e da simpatia que são características do público corretor, a velocidade de preenchimento e fechamento da proposta são aliados importante na hora de vender plano de saúde. O cliente não gosta de ficar esperando muito ou de ser incomodado muitas vezes.
Esse processo quando realizado da forma tradicional (offline) já se faz necessário ser rápido; mas no “novo normal”, onde tudo é online, é imprescindível empregar ainda mais velocidade de ponta a ponta. Enquanto fala com você, o cliente também pode falar com inúmeros outros corretores. Por isso, obter as respostas rapidamente e diretamente no celular, é um diferencial.
VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO: COMO FAÇO PARA SER MAIS RÁPIDO?
Temos momentos cruciais, aonde você tem de ser impecável. Porém alguns podem ser destacados – até porque em determinadas situações, demorar pode significar a perda da data da vigência ou até mesmo daquele cliente para um concorrente.
Veja alguns pontos de destaque abaixo:
COTAÇÃO
O cliente resolveu contratar um plano e está procurando alternativas. Nesta hora, ele ainda é apenas um interessado (Lead), ou seja, uma possibilidade de venda. Mais uma vez vale destacarmos: seja rápido e certeiro! Ele pode estar em contato com outros corretores e você não quer perder essa venda, né?!
Você pode enviar a cotação por e-mail, por WhatsApp ou por qualquer outro meio de sua preferência ou do cliente… Porém o importante é ter o cuidado de enviar sempre as informações mais completas possíveis. Não é apenas o valor que o cliente deseja saber, normalmente ele solicita qualquer informação relacionada a proposta, tais como: cobertura, área de atuação, data de reajuste…
Atente-se em enviar os dados de maneira organizada para que o cliente sinta confiança em você.
Dica: Evite enviar propostas por imagem no WhatsApp, isso não é uma boa prática. O cliente pode apagar as imagens e com isso, perder a sua cotação! Sempre que possível, envie um link online onde ele consiga visualizar quando quiser.
ENVIO DA PROPOSTA PARA ANÁLISE
Você sabe que precisa ser rápido neste momento, entretanto, para evitar que a proposta seja devolvida, não pode enviar às pressas ou “de qualquer jeito”.
Quando a proposta volta, você tem mais trabalho para conseguir reverter a questão com o cliente, ainda mais se perder a data de vigência que ele escolheu muitas vezes para casar com seus recebíveis.
Ao enviar para análise, é importante que todos os requisitos (declaração de saúde, carta ao beneficiário, documentos do cliente…) estejam corretamente anexados e o cliente tenha assinado tudo.
Dica: Para fazer este processo online e evitar problemas, esteja atento as regras da ANS.
Comunicação
A comunicação com o cliente deve ser consistente e organizada, sem bombardeios para o cliente não bloquear seu contato. Lembre-se: Plano de saúde é uma necessidade. Então, se o cliente está interessado, ele não vai sumir.
Entretanto, há momentos chaves onde a comunicação deve partir de você; pois, mesmo que o cliente não pergunte, são informações que farão diferença para ele. Sendo assim, informe-o sempre que a proposta mudar de status (for para análise, quando for implantada, etc).
Seja o ponto focal do seu cliente. Assim, ele sente confiança em você, estará sempre alinhado com o andamento e terá certeza que não precisa se preocupar. Isso é um diferencial para que você tenha novas vendas por indicações oriundas desse seu cliente – o famoso marketing “boca a boca”.
Esperamos que com essas dicas as suas vendas online disparem ainda
“VENDA NA VEIA”