A HISTÓRIA DA SAÚDE
SUPLEMENTAR DESDE 1950

Setembro
2023

IESS e o papel de um think tank

Por José Cechin, superintendente executivo do IESS e ex-ministro da Previdência (Gov. FHC)

Qual é o papel e as atribuições de um think tank? Por questões sociais, culturais, econômicas e educacionais, as organizações de pesquisas acadêmicas voltadas para análise de uma atividade ou de um setor econômico, exatamente a atribuição de um think tank, ainda são muito recentes no Brasil. Essa imaturidade institucional induz a uma confusão sobre o real papel dos centros de pesquisa: muitos acreditam ser um meio de lobby, exatamente por ignorar o funcionamento e a independência dessas organizações.

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) foi criado em 2006 por um conjunto de operadoras de planos de saúde, tendo por missão “ser agente promotor da sustentabilidade da saúde suplementar pela produção de conhecimento do setor e melhoria da informação sobre a qual se tomam decisões”. Tive a felicidade de ter sido convidado para materializar esse projeto de Instituto.

Foi constituído quase dez anos após a promulgação da Lei 9.656/98, o marco institucional do sistema. Na fundação do IESS, assim como hoje, os presidentes de algumas das principais operadoras de planos de saúde compreenderam que o setor tinha sólida representação institucional, destinada à legítima defesa da atividade, mas carecia de insumos técnicos voltados para conhecimento, debate, compreensão e ações que pudessem contribuir para o aperfeiçoamento desse sistema que serve a mais de um quarto da população e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade econômica, financeira, assistencial e social dos planos de saúde.

Poucos setores são tão complexos quanto a saúde. Em sua estrutura o setor conta com a indústria de equipamentos e suprimentos, medicamentos, extensas redes de laboratórios, clínicas e hospitais e alguns milhões de profissionais da saúde de nível superior e técnico. Um desafio é entender as relações técnicas e comerciais nessa extensa cadeia. Além disso, há a necessidade de articulação com o sistema público, e, juntos têm o objetivo central de garantir o acesso à saúde a todos os residentes no Brasil, beneficiários do sistema suplementar e dependentes exclusivamente do sistema público. Prover acesso é o grande desafio a ser alcançado com a soma dos esforços do público e do privado.

O IESS tem cumprido seu papel de provedor de conhecimento, com caráter informativo e educativo, e atuado para fornecer subsídios que incentivam o debate para a sustentabilidade e aperfeiçoamento da saúde suplementar. Também desenvolve uma interface com o judiciário com caráter educativo voltado a esclarecer conceitos sobre Saúde Suplementar. Nós olhamos o setor considerando três pilares: Economia, Direito e Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.

Se você sabe que o plano de saúde é o terceiro principal desejo do brasileiro, é porque o IESS captou essa realidade em conjunto com os principais institutos de pesquisa de opinião do País. Da mesma forma, há 13 anos o IESS promove o Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar, incentivando a produção de trabalhos acadêmicos.

 

Todas as semanas, divulgamos informações no nosso site (www.iess.org.br) e nas redes sociais sobre o comportamento do mercado de saúde suplementar, desafios do setor, práticas bem-sucedidas e outras informações. Periodicamente, atualizamos o IESS Data, o portal de dados consolidados de saúde suplementar e economia. Detemos uma plataforma dedicada aos temas de Judicialização da Saúde, o JurisHealth www.jurishealth.com.br.

Todas as semanas, divulgamos informações no nosso site (www.iess.org.br) e nas redes sociais sobre o comportamento do mercado de saúde suplementar, desafios do setor, práticas bem-sucedidas e outras informações. Periodicamente, atualizamos o IESS Data, o portal de dados consolidados de saúde suplementar e economia. Detemos uma plataforma dedicada aos temas de Judicialização da Saúde, o JurisHealth www.jurishealth.com.br. Financiamos bolsas de pesquisa, realizamos eventos presenciais e virtuais e estamos prestes a lançar uma revista científica. Sempre com ética, independência e autonomia. Como todo think tank de excelência, não nos cabe fazer a defesa setorial: para isso, existem as entidades de classe. Assim, o IESS se estabeleceu como referência de conhecimento na saúde suplementar. Seguiremos nossa jornada porque ainda estamos longe de materializar o objetivo sustentável desse setor.

Pag 1

Revista Saúde Brasil

Abramge completa 57 anos buscando soluções para a continuidade da saúde suplementar

Fundada antes da promulgação da Constituição, da criação do SUS e da ANS, a entidade possui história sólida de comprometimento com a proteção da atuação privada no setor da saúde

Desde 1966, dirigentes dos poucos grupos de médicos organizados no sistema de medicina de grupo mantinham encontros destinados à discussão de problemas da área e em busca de estratégia eficaz para contrapor a grande oposição que lhes faziam médicos defensores da chamada medicina liberal, preocupados apenas em manter o corporativismo. Para esses encontros não havia um local específico, os quais eram realizados na Policlínica Central, primeiro grupo médico, no Hospital e Maternidade São Luiz e na Amico.

À medida que iam se formando novas empresas, seus representantes passavam a integrar o comitê informal que buscava encaminhamento para os problemas do setor. Foi assim que nasceu a Abramge, então Associação Brasileira das Empresas de Medicina de Grupo (atual Associação Brasileira de Planos de Saúde) em 8 de agosto de 1966. Essa determinação de criar a associação foi tomada em uma sala do Hospital São Luiz, na Av. Santo Amaro, n° 5042, zona sul de São Paulo, a partir da união e decisão de onze médicos empenhados no desenvolvimento do sistema emergente de atenção à saúde.

Essa decisão não foi fácil, pois ocorreu durante um período conturbado no Brasil, com manifestações estudantis, confrontos com a polícia e instabilidade política. Os militares haviam assumido o governo dois anos antes, destituindo o presidente eleito João Goulart.

O país vivia um momento de repressão e incertezas políticas, com o Congresso Nacional em recesso devido a um ato inconstitucional do Executivo. O general Costa e Silva estava prestes a se tornar o próximo presidente, sucedendo o governo militar estabelecido pelo general Castelo Branco.

O encontro decisivo daqueles médicos foi presidido por André Dunin Borkowsky, fundador da Amico. Entendia-se como necessária a propagação da ideia da medicina de grupo (operadoras de planos de saúde) e de seus objetivos como: qualidade e seriedade na prestação de serviços, controle de custos, visando possibilitar preços compatíveis, apoio e orientação para grupos menores.

A ata que marca a fundação da entidade registra a presença dos pioneiros do novo sistema privado de assistência à saúde. Além de Dunin Borkowsky, assinaram o documento que instituía a nova entidade os médicos Juljan Dieter Czapski, pela Policlínica Central Ltda.; Luiz Roberto Silveira Pinto, representando o Serviço de Assistência Médica ao Comércio e Indústria (Samcil); Antonio Gamme, do Serviço de Assistência Médica Nove de Julho Ltda.; Renato Fairbanks Barbosa, do Hospital São Luiz; Cláudio Antonio José Di Lascio, da Policlínica Central de Porto Alegre (RS); Francisco de Paula Cheffi, do Consórcio Médico Paulista; Mário Wanderley Junqueira, do Hospital N. S. da Pompeia; Mauro Fernandes, do Pronto-Socorro Iguatemi; Edgard San Juan, da Pró-Saúde; e Luiz Leite Neto, do Pronto-Socorro Santa Paula, que secretariou a reunião.

Pag 2

Revista Saúde Brasil

O estatuto da Abramge, uma organização sem fins lucrativos, definiu seus objetivos fundamentais: facilitar a interação entre seus membros, promover o avanço profissional da categoria médica, fortalecer a união dos profissionais, fomentar e apoiar o surgimento de novas organizações dedicadas à medicina de grupo, disseminar regulamentos e oferecer orientações para incentivar práticas de saúde. Estes princípios foram claramente articulados no estatuto da instituição em formação.

Um ano depois, a diretoria da Abramge colhia frutos de seu trabalho, ao conseguir que o Instituto de Aposentadoria dos Industriários (IAPI) celebrasse, a título experimental, o primeiro convênio com um grupo médico, a Policlínica, e uma montadora de carros, a Volkswagen. Esse contrato permitiu que empresas oferecessem assistência médica aos seus funcionários, sendo recompensadas com reembolso de parte das contribuições mensais ao IAPI. Isso aliviou o órgão previdenciário de custos, transferindo o atendimento médico para grupos privados. O rápido crescimento industrial no ABC (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano), área metropolitana de São Paulo, não era acompanhado pelo avanço médico-hospitalar do IAPI. Diante disso, recorreu-se à iniciativa privada, que era mais ágil em se adaptar à demanda e manter os serviços médicos atualizados.

A medida beneficiava todas as partes envolvidas e o sucesso do modelo levou à adoção do sistema por outros IAPIs, como comerciários e bancários. Os planos de saúde passaram a desempenhar um papel crucial na função social das empresas, impulsionando a melhoria da saúde dos funcionários e reduzindo as perdas de produtividade, e a assistência médico-hospitalar emergia como o principal benefício estendido aos trabalhadores e suas famílias. Isso representou a concretização da filosofia das operadoras, que buscavam harmonizar as vertentes social e econômica, ao promover a saúde e prevenir doenças.

A medicina de grupo não apenas expandiu as oportunidades de trabalho para médicos, mas também para enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde. Além disso, essa abordagem empregou profissionais contratados nos próprios serviços dos planos de saúde, ampliando as possibilidades de cuidados. O rápido desenvolvimento desse modelo também estimulou a formação de novos grupos profissionais para atender às necessidades emergentes, inclusive com a criação de laboratórios e hospitais.

Nesse contexto, a Abramge foi fundada com o propósito de estruturar a medicina de grupo, fortalecendo e protegendo tanto a prática médica quanto as empresas envolvidas. Durante um período desafiador caracterizado pelo cenário político e econômico da ditadura militar, a entidade enfrentou essas circunstâncias por muitos anos, ao mesmo tempo em que a população do País e suas demandas de saúde continuavam a crescer.

Pag 3

Revista Saúde Brasil

A Constituinte e os novos rumos da saúde

Instalada a Constituinte em 1987, diretores da Abramge e o recém-criado Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo (Sinamge) desempenharam papel ativo em Brasília, interagindo com ministérios, gabinetes parlamentares e comissões do Congresso Nacional para levar subsídios aos constituintes. Esse esforço resultou no artigo 199 da Constituição de 1988: “A assistência à saúde é livre à iniciativa privada”.

Os esforços da Abramge foram preponderantes para a manutenção do setor privado diante de propostas de estatização da saúde. Essa dedicação também se refletiu na Lei Orgânica da Saúde, promulgada em 1990, que asseguroua liberdade da iniciativa privada na saúde, coincidindo com o estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após essas conquistas, houve tentativas de restringir a atuação da iniciativa privada, especificamente aos seguros-saúde. No entanto, a Abramge defendeu fortemente o direito das empresas de medicina de grupo. Em 1990, foi criado o Conselho de Autorregulamentação das Empresas de Medicina de Grupo (Conamge), com o propósito de regular, fiscalizar, registrar e controlar as operadoras que faziam parte do sistema de planos privados de saúde. Esse esforço foi substituído em 2000 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Novas necessidades e mais representatividade

Com o objetivo de abordar as questões relacionadas ao setor odontológico, a Abramge fundou em 1996 o Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), que celebra seu 27º aniversário em 2023. O Sinog adotou nova denominação, tornando-se Associação Brasileira de Planos Odontológicos, embora tenha mantido sua sigla original. Dessa forma, consolidou-se o atual Sistema Abramge/Sinamge/Sinog.

A entidade também criou a Universidade Corporativa Abramge (UCA) com o propósito de oferecer educação de alta qualidade, específica para as necessidades do setor de saúde suplementar. A UCA atendeu à demanda empresarial, iniciando seu primeiro curso oficial em 2001, após anos de preparação por meio de seminários e workshops voltados para operadoras de planos de saúde e odontológicos afiliados. Em 2009, a UCA foi oficialmente registrada como associação civil sem fins lucrativos. Ao longo das últimas duas décadas, sua programação foi constantemente expandida para atender às necessidades do setor em evolução.

Pag 4

Revista Saúde Brasil

A regulamentação e o desafio do acesso

É amplamente aceito que a excelência da medicina no Brasil é em grande parte atribuída à participação do setor privado. A trajetória de 57 anos da Abramge está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento dos planos de saúde. De maneira democrática e ética, a entidade desempenhou papel fundamental ao receber e apoiar operadoras de diferentes escalas e regiões, atendendo uma variedade de empresas e também pessoas físicas.

No primeiro ano do marco regulatório do setor – a Lei 9656, de 1998 – houve quase 50 medidas provisórias alterando as regras do mercado, o que exigiu grande esforço das entidades representativas de planos de saúde. As operadoras tiveram dificuldades para se adaptar ao rigoroso nível de regulação, que comprometia o crescimento, trazia enorme burocracia e alto custo regulatório, inclusive fazendo sucumbir, ao longo dos anos, as menores e aquelas não tão equilibradas.

Apesar do notável progresso e da evolução regulatória ao longo de mais de duas décadas, persiste a necessidade de avanços, e a Abramge mantém seu compromisso em promover abordagens que permitam às operadoras suprir a demanda por assistência básica de qualidade à população. Esse desafio se torna ainda mais crucial diante do cenário desafiador com alta sinistralidade, vários tipos de fraudes, acelerada incorporação de novas tecnologias e de alto custo, gerando um desequilíbrio financeiro na saúde suplementar.

É preciso estabelecer mecanismos que garantam a inclusão e continuidade de beneficiários de planos privados. O objetivo é proporcionar acesso e sustentabilidade, oferecendo cuidados de alta qualidade a um número crescente de indivíduos. Ao expandir a assistência a mais beneficiários, será possível aliviar a carga sobre o SUS, permitindo que, com recursos equivalentes, o sistema público possa melhor atender às necessidades daqueles que dependem dele.

A entidade destaca-se por sua dedicação aos desafios enfrentados por todas as operadoras associadas, fornecendo suporte abrangente, que engloba aspectos técnicos, econômicos, jurídicos, legislativos e de comunicação.

Pag 5

Revista Saúde Brasil

SINOG segue seu objetivo de representar os Planos Odontológicos e promover o acesso a saúde bucal.

Em 1995, a Associação Brasileira de Medicina de Grupo do Estado de São Paulo (Abramge – SP) criou uma Comissão Permanente de Odontologia. O propósito era vincular-se a uma entidade forte e com respaldo do sistema constituído pela Abramge e Sinamge para possibilitar a troca de informações e conhecimentos acerca dos grupos médicos com um amplo apoio logístico. Com os esforços dessas entidades e em conjunto com a diretoria da Abramge-SP, houve a movimentação para a criação de um sindicato que representasse a Odontologia de Grupo, que resultou na fundação da SINOG no dia 22 de agosto de 1996, constituída para trabalhar a favor da melhoria constante do setor.

A SINOG é parte do Sistema composto pela Associação Brasileira de Planos de Saúde – ABRAMGE e Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo – SINAMGE, e representam, como categoria econômica, todas as empresas de Medicina e Odontologia de Grupo, e institucionalmente todas as Operadoras de Planos Médico-hospitalares e Odontológicos, em todo o território nacional. Sem perder as características de sindicato patronal, ela representa as Operadoras de Odontologia de Grupo em todo o Brasil nas negociações coletivas, realizando Assembleias Gerais para a discussão e debate das pautas de reivindicações apresentadas pelos diversos Sindicatos Profissionais.

A Associação também promove o
movimento Julho Neon, para
reforçar a importância e a
atenção com a Saúde Bucal.

São Paulo, 2023 – A SINOG (Associação Brasileira de Planos Odontológicos) foi criada com o objetivo de atuar como agente de crescimento e aprimoramento das empresas de Assistência Odontológica, incluindo todas as Operadoras de Planos Odontológicos.

Foi fundada em 1996, mas sua raiz é anterior a isso: em 1972, com a criação da Aboe (Associação Brasileira de Odontologia de Equipe) e, posteriormente, em 1987, com a Abrago (Associação Brasileira de Grupos Odontológicos). Ambas tinham como propósito unir as Operadoras Odontológicas para melhor divulgar a importância da Saúde Bucal para a sociedade. Posteriormente, a ideia de aglutinar em uma única Associação as empresas Prestadoras de Assistência Odontológica surgiu dentro do Conselho Regional de Odontologia, por meio de sua Comissão de Convênios e Credenciamentos, originando em 1992 a Apoe (Associação Paulista de Odontologia Empresarial).O impulso de tal movimento deveu-se a problemas comuns desse Segmento, tais como os de divulgação, tabela de honorários de repasses, estatísticas, custos, ética empresarial e até da conceituação básica dos vários tipos de Assistência Odontológica disponíveis no mercado.

Pag 6

Revista Saúde Brasil

Em sua atuação, a Sinog representa as Associadas junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e nos Conselhos de Classe (CFO – Conselho Federal de Odontologia e CROs – Conselhos Regionais de Odontologia), promove curso de gestão de Operadoras para aperfeiçoamento dos colaboradores das associadas e promove também o SIMPLO, maior e mais importante simpósio de Planos Odontológicos da América Latina. Além disso, divulga e amplia o conceito de Plano Odontológico como agente facilitador do acesso à Assistência de Saúde Bucal da população e promove a integração das empresas junto à Classe Odontológica.

“No decorrer de sua história a Associação conquistou feitos que consolidam seu legado, dentre eles, a criação do Movimento Julho Neon. Com surgimento em 2021, ele tem objetivo de promover, junto à população brasileira, a conscientização sobre a importância dos cuidados com a Saúde Bucal. Como precursora dessa iniciativa, a SINOG tem se dedicado a incentivar que toda a população tenha acesso a uma Odontologia de qualidade, para melhora da autoestima, do bem-estar e da qualidade de vida do cidadão. O mês reafirma o compromisso de promover sorrisos saudáveis e valorizar o papel dos dentistas na sociedade”, contextualiza o presidente da entidade, Roberto Cury.

Atualmente a Entidade representa, em número de beneficiários, mais de 72% do mercado que cresce vigorosamente. “Isso faz da SINOG a entidade mais atuante junto às Operadoras de Planos Odontológicos. Ela segue a missão de promover o intercâmbio de informações

entre os associados e incentivar o debate entre Operadoras, Agência Reguladora, Prestadores de Serviço e população em geral”, reforça Cury. De acordo com o Estudo mais recente do Instituto de Estudo de Saúde Suplementar (IESS), houve um aumento de 6,8% entre 2021 e 2022, subindo de 25 para 29 milhões de beneficiários no Brasil nesse período.

A SINOG deposita esforços em projetos que contribuem para evolução do setor de forma que geram debate e colaboração. Anualmente é organizado o SIMPLO, Simpósio de Planos Odontológicos, no qual Operadoras Associadas trazem seus times para assistir e aprender com as pautas relevantes para o futuro do segmento. Em 2023 o evento contou com mais de 300 participantes de todo o Brasil.

Também sob o ideal de estimular o aprendizado, a Associação viabiliza cursos para atualização dos profissionais no mercado. Até 20 de outubro, estarão abertas as inscrições para o Módulo Avançado do Curso EGOO – Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas -, que tem o objetivo de fornecer subsídios teóricos para o trabalho nas diferentes áreas de Planos e Seguros Odontológicos.

Informações para a imprensa

LVBA Comunicação

Austin O. Christopher
55 11 95659-2709
austin.ferreira@lvba.com.br

Harley Pinto
55 31 97310-1518
harley.pinto@lvba.com.br

Valéria Allegrini
55 11 99155-3329
valeria.allegrini@lvba.com.br

Pag 7

Revista Saúde Brasil

Fundada em 2007, FenaSaúde representa grandes operadoras de planos de saúde do país, resguardando o interesse de seus beneficiários

Fundada no Rio de Janeiro em 7 de fevereiro de 2007, a FenaSaúde surgiu com o propósito de representar os planos e seguros de saúde e odontológicos na defesa de seus pleitos perante os poderes constituídos e órgãos oficiais. Hoje, a entidade representa 13 grandes operadoras, que juntas fornecem acesso à saúde a mais de 26 milhões de brasileiros.

Ao longo de seus 16 anos, a FenaSaúde participou de marcos do setor, regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A criação da agência, em 1999, trouxe mais transparência às relações de consumo entre operadoras e beneficiários, abrindo a oportunidade de contribuições públicas para a regulamentação do setor. Nesse sentido, a FenaSaúde colaborou com a agência para o aperfeiçoamento da Saúde Suplementar em momentos importantes como a criação das regras de portabilidade, de reajuste e de solvência; instituição das ouvidorias; e regulamentação das juntas médicas e odontológicas.

Mais recentemente, a Federação tem se destacado pela sua atuação na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), para melhor organização do processo de análise, visando a segurança do paciente e a melhor eficiência de uso de recursos. Também vem empenhando esforços constantes para a redução da judicialização, participando de iniciativas diversas com este objetivo. Outro destaque é sua atuação na prevenção e combate às fraudes em saúde, mobilizando diversos agentes da cadeia e investindo em estrutura interna e denúncias de práticas que lesam o sistema. A entidade também se mostrou atuante no processo de regulamentação da telessaúde, apresentando uma série de argumentos técnicos em diversas instâncias, em defesa da liberação da prática da modalidade de atendimento em todo o território nacional.

Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde, destaca a capacitação técnica dos profissionais da FenaSaúde como um dos principais diferenciais da entidade. “Nosso time é multidisciplinar, composto, entre outros, por profissionais da área médica, jurídica, econômica e de pesquisa com ampla experiência na saúde pública e suplementar. Essa diversidade, aliada ao expertise técnico, nos permite fazer uma entrega estruturada e de alta qualidade no que tange a avaliação de cenários e busca de soluções que garantam a sustentabilidade do setor, em benefício de todos os seus usuários”, afirma a advogada e engenheira, que desde 2019 ocupa o cargo.

Destaca-se também, nesses últimos anos, o protagonismo da FenaSaúde em campanhas de comunicação e conscientização, além da participação em eventos públicos e fóruns privados com autoridades sobre temas centrais para o desenvolvimento do setor, como financiamento do sistema de saúde, ampliação do acesso à saúde, integração com o sistema público, incorporação de tecnologias, interoperabilidade, saúde digital e modelos de pagamento. Para os próximos anos, a FenaSaúde prevê uma agenda intensa de colaboração com a ANS, debates técnicos e atuação constante junto ao Legislativo, Executivo e Judiciário para encarar o desafio de garantir a sustentabilidade do setor em meio às profundas transformações sociais, econômicas e tecnológicas pelas quais o setor atravessa.

Pag 8

Revista Saúde Brasil

Um bom negócio é ter um grande plano

Luiz Santana

A Unimed Guarulhos integra o maior sistema cooperativo de trabalho médico do mundo: o sistema Unimed, tendo sido fundada em 19 de janeiro de 1994, por um grupo de 48 médicos que, durante uma assembleia, assinaram a ata de constituição da cooperativa guarulhense.

Inicialmente, a Unimed Guarulhos surgiu para atender a necessidade de criar melhores condições para o trabalho dos médicos da cidade e oferecer apoio operacional e estrutural. Em pouco tempo, passou a assumir também o compromisso de oferecer a melhor assistência ao seu cliente, investindo – ao longo de sua história – em sua rede de atendimento própria e no aprimoramento de seus serviços e canais, assim como oferecer uma ampla e qualificada rede credenciada de clínicas e laboratórios. Passos que trazem a operadora a ser referência em assistência à saúde em Guarulhos e região, com atuação também em Arujá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel.

Fazendo memória das entregas recentes, desde 2018, a operadora vem apostando em um novo ciclo de investimentos na rede própria, com foco em oferecer um sistema de cuidados integrados e estruturas revitalizadas, reinaugurando em 2020/2021 o Centro Diagnóstico e a Unidade de Oncologia. No mesmo período, ao passo que o setor evoluiu para outras ferramentas de cuidados em saúde, a cooperativa guarulhense disponibilizou a seus beneficiários um Pronto Atendimento Virtual, dedicado a acolher queixas leves de saúde; um novo site e aplicativo – reunindo serviços, como: agendamento de exames online, serviços financeiros digitais, solicitação e acompanhamento de autorização de guias, geolocalização de recursos, entre outros.

Dando sequência ao plano assumido em 2018, no final de 2022, mesmo diante de um cenário instável político e econômico, passados pela pandemia de COVID-19, a Unimed Guarulhos reuniu em um mesmo endereço todos os serviços de alta complexidade da rede própria, formando um Complexo de cuidados em saúde, onde estão instalados o Complexo Hospitalar, o Centro de Diagnóstico e a Unidade de Oncologia.

Já em 2023, a Unimed Guarulhos reformula sua área comercial, visando estar mais próxima do canal de distribuição, apostando em ações de relacionamento e incentivo, assim como ofertando um novo portfólio de produtos para seus clientes, com olhar especial para os diferentes perfis de empresários. A combinação da melhor rede de médicos, de serviços digitais e produtos empresariais para os diferentes perfis. Ações que não poderiam ter outra consequência: o crescimento de nossa carteira de clientes.

Pag 9

Revista Saúde Brasil

Agora, em um cenário bem diferente do ano anterior, onde pudemos consolidar um novo portfólio, com variações que oferecem o melhor cuidado personalizado e o jeito de cuidar Unimed, temos condições de alçar voos mais ousados, que atendam às expectativas dos clientes, mas também dos nossos parceiros comerciais do canal de distribuição – em ações que promovam não apenas o cuidado, mas a experiência de vender um produto que traz a marca que é nacionalmente reconhecida pela sociedade. E assim, escrever junto àqueles que trabalham conosco, criando oportunidades e vantagens para toda a cadeia de valor da saúde suplementar, um novo capítulo nessa história. Afinal, um bom negócio é ter um grande plano. Vamos juntos?

Pag 10

Revista Saúde Brasil

A Saúde cuidada com Amor.

A Assistência Médica Planejada – Ameplan Saúde é uma Operadora de Planos de Saúde que atua desde 1992, oferecendo Assistência Médica diferenciada com diversas opções de atendimento e cobertura, para atender necessidades variadas dos Beneficiários.

A Ameplan Saúde está presente na grande São Paulo, com estrutura sólida e moderna composta por Unidades Referenciadas, ampla Rede Credenciada com mais de 500 prestadores entre Hospitais, Pronto-Socorro, Maternidades, Clínicas Ambulatoriais e Centros de Diagnósticos. São Mais de 5.000 profissionais da área médica, atuando em todas as especialidades, para garantir melhor atendimento e os melhores tratamentos aos pacientes.

Focada na importância da saúde e qualidade de vida como pontos fundamentais para um futuro digno e saudável, a Ameplan Saúde é atualmente uma das Operadoras de Saúde que mais investe em tecnologia e humanização no estado de São Paulo, contando com uma equipe integrada de profissionais talentosos e apaixonados.

Localizada na região Sul de São Paulo, mais precisamente no bairro de Interlagos, hoje a Ameplan Saúde é uma Operadora que vem trabalhando incansavelmente na implantação de melhorias estruturais e tecnológicas, para oferecer o que há de melhor e mais moderno aos seus Beneficiários.

Nossa Rede Referenciada

Nosso grupo conta com 04 Hospitais: Hospital Vidas – Maternidade e o Hospital Vidas – Alta Complexidade ambos na Zona Sul, o Hospital Vidas – Paranaguá na Zona Leste, o Hospital Vidas – Osasco que também atende a Zona Oeste de São Paulo, mais 03 Centros Clínicos e diversas Unidades do Vidas Diagnósticos.

Mais de 500 prestadores credenciados para atender todos os tipos de demandas vindos de seus pacientes, mais de 30 operadoras / seguradoras conveniadas.

Já o Vidas Diagnósticos possuí um rigoroso compromisso com o Controle de Qualidade das análises. Somos acreditado pela Controllab e PNCQ, garantindo precisão e confiabilidade. Temos estrutura técnica completa equipada com modernos equipamentos de Bioquímica, Hematologia, Coagulação, Gasometria e Urinálise. Com isso, fornecemos melhor prazo, qualidade e segurança nos resultados.

O diagnóstico dos pacientes atendidos no Grupo Hospitalar Vidas ganham reforço, pois contam com Laboratório próprio apto a realizar todos os tipos de exames laboratoriais clínicos agilizando assim o diagnóstico e tratamento dos paciente

FOTO: Marcelo Belber | Gerente Comercial - Ameplan Saúde

Pag 11

Revista Saúde Brasil

Pessoal Saúde, um novo conceito de cuidar da Saúde... de forma exclusiva, própria e particular de cada pessoa, ou seja, de forma pessoal.

Ao escolher um plano de saúde, você não escolhe apenas uma empresa, mas sim cuidado, tranquilidade e segurança. Nós da Pessoal Saúde temos como propósito fazer a diferença na vida das pessoas e, mais que tratar doenças, queremos ajudar a evitá-las por meio da conscientização e da adoção de hábitos saudáveis. Entendemos que cada pessoa é única, com suas características e suas necessidades de cuidado e atenção.

Por isso, há quase 50 anos temos comercializado Planos Empresariais e Familiares para as cidades de Juiz de Fora e região, prestando atendimento médico humanizado, com profissionais especializados e rede credenciada altamente qualificada aos nossos mais de 33.000 beneficiários.

Dando voz à inquietude que nos move, nós da Pessoal Saúde, decidimos ampliar nossos horizontes e partir em direção a São Paulo com o objetivo de concretizar nosso legado também nessa região.

FOTO: Cláudia Curtolo | Diretora Comercial

Na palma da sua mão!

● Agendamento de consultas e exames simples
● Liberação através de token
●Solicitação guia de  autorização para exames especiais e cirurgias
● Consulta rede credenciada
● Carteirinha

e muitos mais.

ATENDIMENTO:
GRUPO DE MUNICÍPIOS: MAUÁ, SANTO ANDRÉ, SÃO BERNARDO DO CAMPO, SÃO CAETANO DO SUL, RIBEIRÃO PIRES E SÃO PAULO CAPITAL

CENTRO MÉDICO
PESSOAL SAÚDE
R. Almirante Barroso, 27 Vila Bocaina – Mauá/SP Segunda à Sexta das 08H às 17H (11) 2281-3505

Pag 12

Revista Saúde Brasil

Com foco nos 49+, MedSênior investe em novas unidades e na ampliação de rede

Grupo capixaba conta com robusta estrutura de assistência médica e atendimento diferenciado em seis estados e no Distrito Federal.

A MedSênior é referência no mercado quando o assunto é terceira idade, oferendo aos beneficiários mais que um plano de saúde, uma assistência integrativa e completa no “bem envelhecer”. Mantendo um crescimento médio de 40% ao ano, a operadora capixaba – hoje com 118 mil vidas – tem uma trajetória marcada pelo crescimento, com presença em seis estados do país – Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. O ritmo acelerado de sua expansão vem ancorado em investimentos constantes e projetos inovadores.

Fundada em 2010, a MedSênior foi criada para atender o público 49+ e sua história tem sido baseada na medicina preventiva e na inovação, diferenciais que foram os propósitos e objetivos de Maely, quando entrou na empresa. O empresário saiu do sertão da Bahia para trabalhar no Espírito Santo, e sua veia empreendedora identificou oportunidades de negócios em diferentes áreas, entre elas a saúde suplementar.

“Comecei a empreender com 19 anos. Há 52 anos, fundei a Maely Mídia Externa, que atua no segmento out off home. Em 2010, surge a MedSênior e, em 2012, tive a oportunidade de entrar como acionista. Já em 2014, assumi a totalidade da empresa, dando início à expansão para outros estados.

Quando entramos, a empresa tinha 84 colaboradores e hoje temos dois mil funcionários. A MedSênior é uma filosofia de vida. Estamos nesse negócio com o propósito de impactar positivamente a vida de brasileiros idosos”, conta, Maely Coelho, presidente da empresa”.

Para isso, a MedSênior tem apostado em inovação e na verticalização do atendimento, com investimentos em recursos próprios como hospitais, laboratórios e outros serviços na área de saúde, ampliando sua rede de assistência aos usuários. Também mantém o Medicine Innovation Lab, o MilSênior, que desenvolve diferentes projetos em parceria com outras empresas, startups e institutos de tecnologia, com soluções para avanços na assistência e na saúde preventiva.

Pag 13

Revista Saúde Brasil

“Nossos investimentos em unidades próprias são permanentes. Já contamos com 35 unidades próprias e mais 4 para serem inauguradas até dezembro, com o objetivo é ampliar a presença e o número de vidas nas regiões que atuamos, chegando a um milhão de vidas em 2030. Tudo isso mantendo nosso foco na medicina preventiva e no bem envelhecer, com diferentes programas e oficinas que oferecem um olhar integrado para nosso público e buscam garantir mais qualidade de vida e bem-estar aos nossos clientes”, afirma Maely Coelho.

No Rio de Janeiro, são R$ 32 milhões em investimentos nos dois Prontos-Socorros avançados, com centro cirúrgico, e funcionamento 24 horas, na Barra da Tijuca e em Botafogo. Brasília também está recebendo investimentos em uma nova unidade, localizada em Taguatinga, e um novo espaço dedicado exclusivamente à Oncologia. Porto Alegre também recebe uma unidade oncológica.

Em Belo Horizonte, a empresa está ampliando consultórios e atendimento em Oftalmologia. Em São Paulo, a empresa irá inaugurar em novembro a unidade na Avenida Brasil. No Espírito Santo, um novo centro de diagnóstico da mulher começa a funcionar neste semestre. Duas unidades comerciais também estão em expansão, uma em Brasília e uma em Belo Horizonte.

Desde 2022, a MedSênior tem aporte da Temasek, um fundo de investimento com sede em Cingapura, que adquiriu cotas de participação (15%) na empresa, fortalecendo seu plano de crescimento.

Saiba mais sobre a MedSênior


● Fundada em 2010, em Vitória, tem atuação no Espírito Santo, Minas Gerais,
Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
● Tem 118 mil clientes, com meta de atingir um milhão de vidas em 2030.
● 35 unidades próprias e 4 para serem inauguradas até dezembro entre hospital, prontos atendimentos, prontos-socorros, consultórios, unidades de diagnóstico,
entre outros espaços.
● Mantém o Medicine Innovation Lab, o MilSênior, um laboratório de inovação que desenvolve diferentes projetos em parceria com outras empresas, startups e institutos de tecnologia, com soluções para avanços na medicina.

Pag 14

Revista Saúde Brasil

Criada em Agosto de 2020, a SAGRADA FAMÍLIA SAÚDE é uma operadora que já nasceu grande, composta pelo Grupo São Francisco de Hospitais, hoje a CIA conta com 05 unidades hospitalares

Unidade Cotia

Hospital São Francisco hoje com 000 leitos disponíveis atendendo em praticamente todas especialidades foi onde tudo começou, em 1994 como um Centro Médico e em 2005 se transformando em um Hospital de referência na região.

Unidade São Roque

Hospital São Francisco hoje com 000 leitos disponíveis atendendo como Hosp. Geral, P.S., Ambulatório de especialidades, exames laborais e de imagens.

Unidade Osasco

Hospital Sagrada Família com previsão de inauguração em Setembro/23, irá atender como Hosp. Geral, P.S., Ambulatório de especialidades, exames laborais e de imagens.

Unidade Mauá

Hospital Sagrada Família hoje com 100 leitos disponíveis atendendo como Hosp. Geral, P.S., Ambulatório de especialidades, exames laborais e de imagens.

Unidade Vila Formosa São Paulo

Hospital Sagrada Família contando com 2 lindos prédios, um deles Adulto com 000 leitos disponíveis atendendo como Hosp. Geral, P.S., Ambulatório de especialidades, exames laborais e de imagens e outro prédio ao lado atendendo com Hospital Infantil também 24hs e hospital geral.

Pag 15

Revista Saúde Brasil

Com esta super estrutura de atendimento, a operadora se viu na necessidade de crescer e para isto fez uma aquisição que promete agitar o mercado de Planos de Saúde.

A partir de 01 de Setembro 2023, a CIA tem um novo Diretor Comercial e Marketing, trata-se de Luís Rogério FRANCO.

Franco, como é conhecido no mercado de operadoras de saúde, tem 50 anos é casado tem um filho de 07 anos e tem mais de 28 anos de experiência no mercado, com passagens por AMESP Saúde, Intermédica, Saúde ABC, Sistemas e Planos de Saúde, SAMCIL, ITÁLICA Saúde, BIOVIDA Saúde, HEBROM Administradora e SÃO MIGUEL Saúde.

Franco é Administrador de Empresas, com Pós Graduação em Administração de Serviços pela USP, com MBA em Vendas & Marketing e Marketing Digital ( FAMEESP ).

Franco chega na CIA com 2 missões, a primeira é auxiliar na estruturação da operadora de saúde que ainda tem um número modesto de associados e a segunda é fazer a empresa aparecer e vender, o que diz o mercado ser a especialidade do executivo.

Com amplo conhecimento e acesso ao mercado de corretores, a aposta da CIA em sua contratação é justamente ter uma pessoa com perfil arrojado como é o Diretor Comercial.

As visões do executivo e da empresa convergem em pontos importantes, como por exemplo na questão da necessidade de verticalização do atendimento, recentemente em um PodCast Franco opinou sobre a necessidade do corretor entender que empresas verticalizadas tendem a ter uma saúde financeira mais equilibrada, situação que só trás benefícios para todos os envolvidos, inclusive o canal de vendas.

Empresas que buscam um custo a atender os públicos C e D que não verticalizar suas operações terão problemas financeiros cedo ou tarde !, Diz Franco sobre a verticalização de atendimentos.

Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos e torcer pelo sucesso da Operadora e do Executivo, por mais cases positivos em nosso mercado.

Pag 16

Revista Saúde Brasil

Democratizando o acesso a saúde e odonto em todo o Brasil

A administradora de benefícios CORPe Saúde investe e cresce expressivamente em todas as regiões

A CORPe Saúde – administradora de benefícios – completou 10 anos de atuação em fevereiro deste ano, chegando, nos últimos dois anos, a 45 operadoras de saúde e odonto e atuação em 20 estados brasileiros “O ano de 2022 foi muito marcante na história da empresa, tivemos mudança de gestão, de nome e de cultura. A CORPe passou a ter uma gestão muito mais participativa, onde todos os funcionários contribuem, buscam e se beneficiam dos resultados”, afirma o presidente Dirceu Canal.

FOTO: Direceu Canal | Presidente da CORPe Saúde
CRÉDITO: Antranik Photos

Concretização de um sonho

A CORPe Saúde é a realização de um sonho, inicialmente do fundador Dirceu Canal, mas que várias pessoas embarcaram e realizaram. A empresa nasceu oficialmente no dia 2 de fevereiro de 2013. Começou a funcionar em uma sala de 60 m² na Rua Barão de Itapetininga, no Centro de São Paulo, com cinco colaboradores no administrativo e mais uma equipe de campo, focada em dar atenção aos corretores e evoluir em vendas.

O negócio nasceu querendo crescer. “Quando ainda éramos pequenos, com menos de 3 mil vidas seguradas, fomos nos estruturando, porque neste setor é importante mostrar solidez, já que cuidamos de um bem tão valioso como a saúde. Por isso em abril de 2015 mudamos para uma nova sede, na Avenida Angélica, passando de 60 m² para 400 m²”, conta o presidente.

Veio a pandemia da Covid, que reforçou nas pessoas a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde em geral, e os negócios da CORPe cresceram muito. Logo que começou a pandemia, todos os funcionários passaram para sistema home office e a operação rodou perfeitamente. Quando o cenário estava mais controlado e Dirceu Canal pensou em trazer todos de volta ao escritório, percebeu que a equipe tinha crescido e não caberia no mesmo local. Foi quando estruturou uma nova sede, em Alphaville, na cidade de Barueri-SP, um espaço de 1.400 m² para abrigar os quase 200 colaboradores de hoje e o potencial de crescimento.

Pag 17

Revista Saúde Brasil

Expansão e atuação nacional

A estratégia de expansão da empresa foca em parcerias com operadoras de todos os portes para atender todos os perfis de clientes, desde gigantes do mercado até pequenas empresas regionalizadas. Os planos de saúde e odontológicos por adesão da CORPe atendem: pessoas físicas; órgãos públicos e autarquias; pequenas, médias e grandes empresas; prefeituras; governos municipais, estaduais e federais.

“Temos um forte compromisso com nossas operadoras parceiras, assumindo a responsabilidade com a aceitação de cada plano. 100% das propostas são efetuadas por meio de entrevistas de declaração de saúde gravadas por telefone. A partir de 1º de setembro, as entrevistas passarão a ser feitas por vídeo, garantindo o controle efetivo da sinistralidade e mais segurança tanto para a operadora como para o beneficiário.”, destaca Dirceu Canal.

Em janeiro de 2021 a empresa contava com 10 operadoras parceiras e finalizou o ano com 26. Em 2022 a expansão foi surpreendente: terminou o ano com mais de 40 operadoras parceiras, e pretende chegar a mais de 50 no fim de 2023. “Queremos, em cinco anos, ser a segunda maior administradora de benefícios do Brasil, com distribuição e comercialização 100% feita através de corretoras e corretores parceiros”, complementa Dirceu.

A administradora continua em processo de expansão e fechamento de parcerias, atuando com operadoras em todo o Brasil, nas seguintes localidades: Alagoas Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

A empresa continua sua expansão com foco em atuação nacional, respeitando a área de comercialização de cada operadora parceira.

“Nosso lema é abrir portas de vendas em todo o território nacional: onde tiver oportunidade de vendas de saúde e odonto nós vamos, porque queremos proporcionar acesso a tratamento médico e dental com preço mais baixo, boa administração, reduzir ao máximo os reajustes, para levar qualidade de vida para a população em geral. Vamos trabalhar para que as pessoas tenham acesso aos importantes produtos que são o plano de saúde e de odonto”, conclui.

Pag 18

Revista Saúde Brasil

Nosso objetivo é unir esforços para oferecer à próxima geração a oportunidade de construir suas vidas através da saúde suplementar, assim como ocorreu em minha própria trajetória e na vida de inúmeras outras pessoas.

A Casa do Corretor foi uma inspiração baseada nas necessidades de mercado existentes no ano 2000. Naquela época as operadoras de planos de saúde estavam se adaptando às novas obrigações instituídas pela lei 9.656/98, e com isso precisavam de um canal de vendas externo focado. Como gerente geral de vendas na Amil Assistência Médica em São Paulo, pude perceber claramente o imenso desafio que estava diante de nós.

Logo, apresentei a ideia a meu irmão de fundarmos uma empresa para explorarmos essa oportunidade. E, com determinação, colocamos nosso plano em ação, resultando no sucesso notável da Casa do Corretor. Entretanto, o sucesso empresarial nunca é estático, uma vez que os mercados evoluem constantemente. Apenas aqueles que se adaptam e respondem às novas necessidades conseguem se manter relevantes. Essa percepção chegou a mim há alguns anos: a necessidade de adaptação, aprimoramento, busca por novas respostas, recomeçar do zero e continuar trilhando um caminho significativo.

Contudo, é fácil compreender o quão desafiador foi tomar a decisão de nos reinventarmos, especialmente considerando o cenário financeiro sólido e a zona de conforto que havíamos alcançado. Diante disso, meu irmão e eu, não pudemos seguir com a sociedade, e optamos por seguir caminhos diferentes.

Em minha visão, percebi que um modelo de corretora focalizado exclusivamente no corretor já não fazia mais sentido. A partir dessa percepção, concebemos um modelo baseado em quatro pilares fundamentais:

1. Corretor
2. Operadora
3. Cliente final
4. Colaborador

Reconhecemos também que nem todos os corretores, operadoras, clientes e colaboradores participariam desse novo ciclo. Nossa comunidade é permeada por atitudes egoístas e depreciações constantes, que parecem corroer tudo ao redor. Sendo assim, tomamos a decisão de empenhar nossos esforços em prol daqueles que também se empenham e compreendem a importância fundamental de todos que estão envolvidos.

Estamos agora no sétimo mês de desenvolvimento desta nova empresa. Seu nome: myBro. O termo “Bro” carrega dois significados essenciais, ambos termos vindos do inglês:

Brother = onde Bro é usado coloquialmente como quando falamos, mano, chegado, amigo, ou seja, é uma tratativa carinhosa que vai além dos laços sanguíneos. E é exatamente assim que nos tratamos: Hey, Bro!

Broker = palavra utilizada para definir o corretor, mas também a corretora.

“my” é fácil = pronome possessivo. É meu. E é nisso que nós acreditamos e vivemos a cada dia: uma corretora para ser chamado pelas partes como sendo sua. A marca é concluída pelo “dot”, o ponto final, que encapsula nossa identidade.

Ele representa a finalização, a certeza. myBro e ponto. Não estamos aqui para competir de forma destrutiva, pois acreditamos que tal abordagem não é benéfica. Ao contrário, empresas que seguem esse caminho não contribuem positivamente e, eventualmente, se tornam obsoletas.

Forte abraço,

Bro’s!

Pag 19

Revista Saúde Brasil

Investimento na Capacitação do Corretor

A Unix Consultoria surgiu em 2021 na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em Campo Grande, a partir da visão dos seus executivos, Rafael Gomes e Diego Baptista que perceberam a necessidade do mercado de uma plataforma de vendas que se preocupasse mais com as pessoas considerando a individualidade de cada um.

Seus executivos, Rafael Gomes e Diego Baptista, já atuam na área comercial há mais de 10 anos e já ocuparam posições de liderança em outras plataformas, formando e performando equipes comerciais e liderança.

“Entendemos que cada consultor tem suas particularidades, por isso realizamos mentorias presenciais com cada um, identificando quais pontos precisam ser ajustados, auxiliando nas negociações em aberto e potencializando o que cada um tem de melhor”- diz Diego Baptista.

Como diferencial, a UNIX investe no recrutamento, capacitação e performance na formação de novos consultores para o mercado de saúde suplementar.

Nossos valores são unidade, transparência, inovação e cuidado das pessoas.

Segue o depoimento de algum dos nossos consultores:

“O que dizer dessa empresa e desses meninos de ouro! Estar na Unix hoje representa pra mim renascimento, mudança de vida, conquistas de objetivos! Gratidão por fazer parte dessa equipe ao qual amo tanto! Vocês mudaram minha vida.” Ana Paula Gomes

A Unix além de ser uma excelente empresa é também uma grande família pra mim. Sou muito feliz em fazer parte do crescimento da empresa. Aprendo muito a cada dia que passa.As pessoas que trabalham na Unix: os supervisores, os líderes e corretores são fantásticos. Todos me ajudam muito eu não tenho o que reclamar e sou muito feliz em fazer parte dessa grande família.” Elisangela Correia

 

“Eu tenho um orgulho enorme em dizer que faço parte da melhor concessionária do Rio de Janeiro. O que dizer da UNIX? O próprio nome já diz tudo UNIÃO! Aqui temos isso, além de amor, carinho e cuidado. É uma empresa que está crescendo sem pisar em ninguém. A UNIX foi a empresa que me mudou como pessoa e como profissional em menos de 1 ano. Sempre irei me emocionar em dizer que eu sou UNIX.”
Felipe Anjos

“Eu tenho orgulho enorme em dizer que faço parte da melhor concessionária de vendas de plano de saúde do Rio de Janeiro. O que dizer da Unix? O próprio nome já diz tudo, União! Aqui temos isso, além de amor, carinho e cuidado. É uma empresa que está sem prejudicar ninguém. A Unix foi a empresa que me mudou como pessoa e como profissional em menos de um ano. Sempre irei me emocionar em dizer que sou Unix.” Ariane Gonzaga

Pag 20

Revista Saúde Brasil

Matérias dos nossos colunistas para edição de Agosto de 2023

A Saúde Suplementar no Brasil

A Saúde Suplementar no Brasil

Antes de falar sobre saúde suplementar, importante discorrer que o surgimento do seguro, se deu entre os comerciantes marítimos, relacionados…
A Verticalização nos Planos de Saúde

A Verticalização nos Planos de Saúde

Desde sempre a idéia do termo Medicina de Grupo foi centralizar os atendimentos nas chamadas rede própria e alguma rede…
Curta o Começo da Jornada

Curta o Começo da Jornada

FALA NOVO CORRETOR! Então você decidiu ser corretor de planos de saúde? Essa decisão não vai mudar somente a sua…