Empresa, que atendia pelo nome de Planmed, reformula seu modelo de negócio, realiza investimento milionário e planeja expansão pelo Brasil
O mercado de planos de saúde acaba de ganhar uma nova empresa. Trata-se da Select. No entanto, a empresa não é tão nova assim, ela já é uma velha conhecida no segmento de saúde suplementar, mas que antes atendia pelo nome de Planmed, e agora, com novos investimentos e expansão, mira o mercado nacional não só com rede própria de atendimento, mas também com o crescimento e ampliação da rede credenciada e de prestadores de serviço.
De acordo com o Superintendente executivo da Select, Luiz Carlos Dornelles Junior, a mudança foi toda estruturada e baseada em estudos de mercado e está programada para acontecer até o final de 2025. “Buscamos alguns estudos de mercado com consultorias especializadas para várias cidades do Brasil e houve uma definição estratégica por parte da Holding da empresa que o foco de expansão incialmente será nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Sergipe, Paraíba, Maceió, Bahia, Pernambuco e São Paulo”, destaca.
Os recursos alocados para abranger não apenas a alteração do nome, mas também a contratação de profissionais especializados, adoção de tecnologia, e outros aspectos, totalizaram um investimento significativo de aproximadamente 50 milhões de reais.
“Praticamente em todos os setores houve investimento focado em expansão, com destaque para as ferramentas ligadas à tecnologia, área de regulação, rede credenciada, gestão comercial e, principalmente, atendimento ao cliente”, conta Dornelles.
Para atender a um mercado cada vez mais exigente, a empresa incorporou aos seus serviços, além da rede credenciada, novas unidades, gestão de clientes, programas de saúde, ouvidoria e gestão médica, estreitando e valorizando cada vez mais a relação médico e paciente, uma das premissas das operadoras de saúde.
“O mercado de Saúde Suplementar no Brasil é repleto de oportunidades, principalmente para empresas que buscam oferecer serviços de qualidade, uma gestão próxima e integrada aos beneficiários com produtos inteligentes, tendo em vista que o brasileiro se preocupa muito em investir na saúde pessoal, da família e de seus funcionários”, pontua o profissional.
Novos horizontes
Segundo o diretor de novos negócios, Augusto Cesar Ramos de Araujo, várias mudanças culminaram para a expansão da Select, principalmente a visão da área de atuação.
“Saímos de uma empresa regional, que atendia a um grupo de municípios do estado de Goiás, para uma atuação nacional, e isso impactou na ampliação dos serviços que oferecemos, uma vez que essa expansão obrigatoriamente necessita de investimentos e no aumento da oferta de produtos e serviços”, revela.
Entre as mudanças estão a prestação de serviços de assistência médica com rede credenciada ampliada, não ficando limitado a unidade própria e poucos prestadores credenciados, programas de prevenção e promoção à saúde mental e física do cliente, antecipando assim a possível instalação de doenças, atuação em novos nichos de mercado, como exemplo as pessoas de maior idade, isto é, acima de 59 anos, além de novos produtos para comercialização, como o produto Adesão, feito exclusivamente para entidades de classe.
Um departamento exclusivo para credenciamento, relacionamento e avaliação da rede credenciada foi criado visando melhora significativa na assistência médica hospitalar dos clientes. “Investimos quase meio milhão na aquisição de novo software para gerir melhor administrativamente a empresa, um ganho em agilidade e maior confiança nos processos internos, também proporcionando uma relação mais transparente com a rede de prestadores credenciados. Além disso, nosso departamento comercial está infinitamente maior, novas corretoras foram contratadas, sentimos a necessidade de sermos mais ágeis com o cliente que busca uma contratação de plano de saúde”, afirma Araujo.
O profissional destaca também que a expansão é desafiadora, dado o investimento realizado e a expectativa de aceitação do mercado nacional. “Hoje vemos como um desafio muito grande, o segmento é complexo e exigente. Quando se fala em saúde, o tempo nem sempre está ao nosso favor. Temos que estar sempre preparados 24 horas por dia para darmos a assistência aos nossos clientes e o apoio necessário aos nossos prestadores de serviço. Vemos também como uma oportunidade, temos um cenário com várias operadoras sendo vendidas ou fechado as portas, só no ano passado foram quase cinquenta. Na minha opinião daqui a dez anos seremos menos de 30 operadoras em todo o Brasil”, conclui.
O evento de apresentação da Select ao mercado do estado de Goiás aconteceu no dia 25 de janeiro, na capital, Goiânia.
Sobre a Select
Atuando há mais de 30 anos no mercado de saúde suplementar no Brasil, a Planmed mira novos horizontes ao migrar para Select Saúde, incorporando novos produtos e serviços ao seu portfólio, expandindo atendimento para além dos limites do estado de Goiás, com foco em atendimento nacional, com rede própria e credenciada e um leque de prestadores de serviços, além de investimento em toda a estrutura, o que a torna uma das gigantes em planos de saúde no Brasil.