A Saúde Suplementar no Brasil

Compartilhe

Antes de falar sobre saúde suplementar, importante discorrer que o surgimento do seguro, se deu entre os comerciantes marítimos, relacionados a roubos e acidentes de percurso. De lá para cá, modalidades foram criadas e aprimoradas, dando origem ao de incêndio , automóvel , vida, saúde e outros. O seguro no Brasil , surgiu e desenvolveu-se com a chegada da família real portuguesa e a abertura dos portos em 1808, fatos que intensificaram a navegação . O primeiro formato de plano de saúde no Brasil , surgiu em 1956, com a inauguração da Policlínica Central ( Hospital das Clínicas ) , comandada pelo Dr Julian Czapski , que formulou e desenvolveu o conceito dos planos de saúde e medicina de grupo. Dentre os primeiros planos no Brasil, está a Cassi, uma auto gestão criada em 1944, que é o mais antigo plano de saúde em nosso país e que ainda está em operação. Para se ter uma ideia, o SUS foi criado em 1988, pela constituição brasileira. Antes da lei 9.961/2000, que criou a ANS, as seguradoras de saúde eram reguladas pela Superintendência de Seguros Privados ( SUSEP). Entendendo que saúde suplementar é uma atividade, em que planos de saúde podem ser comercializados pelas operadoras : atendimento ambulatorial , atendimento hospitalar e odontológico , cada uma dessas segmentações podem se oferecidas aos clientes, como um tipo de plano ou podem ser combinadas. Ao falar sobre saúde suplementar , é importante também entender seus produtos. Existem dois produtos de saúde suplementar : plano de saúde e seguro saúde. A diferença entre eles, se dá principalmente na maneira com que os serviços são ofertados. O plano de saúde tem por objetivo a oferta de serviços por rede assistencial própria ou credenciada. Além disso é permitido que ofereça ou não cobertura mediante reembolso. Por sua vez , o seguro saúde necessita oferecer cobertura por reembolso, independente de oferecer assistência à saúde , por rede referenciada ou não. O crescimento dos planos de assistência médico-hospitalar no Brasil, saltou de 31.3 milhões , para 50.5 milhões no período de 2000 a 2022, representando um aumento de 61,34%. A tendência para 2030 é que os profissionais da saúde voltem a ser mais generalistas. Equipes médicas deverão trabalhar de forma mais integrada, para garantir uma assistência de qualidade. E podemos imaginar que em 2050, a ciência que apoia a longevidade saudável , estará incorporada a vida cotidiana. O Brasil será a quinta maior economia do mundo , deixando para traz, Alemanha , Reino Unido e França. A nossa frente estarão China , Estados Unidos, Índia e Japão. Acreditem no Podcast Saúde Brasil, que está levando conhecimento aos corretores , administradores , vendedores , através de uma mídia fidedigna e construtivista. Parabéns José Carlos e toda sua maravilhosa Equipe.

Leia também

Compartilhe

AUTOR

Pesquise no blog

Notícias ultima hora

noticia teste vídeo
#hastags
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s …
#noticias #ultimahora #corretorparceiro
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s …
#noticias #ultimahora #corretorparceiro
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s …
#noticias #ultimahora #corretorparceiro

Navegue pelas categorias

Conheça nossos autores do Blog e Revista Saúde Brasil

Attilio Cesar Soares Fonseca

Uma das grandes referências do mercado Carioca com experiência de mais de 30 anos como Supervisor e Gerente de plataforma de venda. Uma das referências intelectual e literárias do nosso seguimento com grande conhecimento de gestão de pessoas, liderança e retenção de  equipe.

Attilio Cesar Soares Fonseca

Bruno Campos

Especialista na área de benefícios, planos de saúde, planos odontológicos, seguro de vida, treinamentos para corretores de seguro

Bruno Campos

Carlos Assis

Um dos maiores treinador de equipe de venda do Rio de Janeiro. Vem se destacando e cruzando fronteiras com os seus métodos para evolução, capacitação e aperfeiçoamento de pessoas, os transformando em profissionais de alta performance.

Carlos Assis

Cristiano Plate

Advogado especializado na Área da Saúde Suplementar e Direito Médico e Hospitalar, sócio do Cristiano Plate & Advogados Associados, com experiência de 20 anos de prestação de serviços para Empresas e Profissionais da Área da Saúde

Cristiano Plate

José Menezes (ZumZumZum)

Experiência de 50 anos no mercado de Saúde Suplementar de Recife, vem conquistando o Norte e Nordeste brasileiro à 16 anos no comando do maior canal de comunicação Nordestino a "ZumZumZum". Menezes, veio para ser uma ponte nos agregando valor, compartilhando experiências e multiplicando seus conhecimentos do Norte e Nordeste para o Brasil.

José Menezes (ZumZumZum)

Luis Rogério Franco

Administrador de Empresas, pós graduado em Administração de Serviços pela USP, com MBA em Vendas e Marketing

Luis Rogério Franco

Ronaldo Pontes Martins

Executivo Comercial Sênior, graduado em Administração de Empresas, com mais de 40 anos de experiência na cadeia de assistência à saúde, com destaque na área comercial e marketing.

Ronaldo Pontes Martins

Silvio Toni

Experiência de 30 anos no seguimento de Saúde Suplementar no mercado Paulistano, hoje, a frente da MyBro Corretora e atual Presidente do Sindiplanos-Sindicato das corretoras de planos de saúde de São Paulo

Silvio Toni