-Antes de abordarmos a matéria , lembramos que no início das comercializações em planos de saúde , as vendas eram praticadas em porta a porta (PAP) , prática esta adotada pelos vendedores de enciclopédias (Barsa), bíblicas e outras.
Após , com os chamados santinhos ou panfletos , as vendas ganharam um novo impulso, em razão de atingirem uma maior quantidade de prospects.
Nos anos 70 e 80 , houve um grande direcionamento para as chamadas listas telefónicas, Páginas Amarelas , em jornais e até na mídia televisiva, onde cada vez mais as vendas tiveram uma grande dimensão na disseminação dos produtos assistenciais de Saúde .
Com a utilização da internet , chegamos a uma evolução espetacular para a oferta , constituindo até hoje , uma ferramenta imprescindível em nosso senário.
Mas, a constante evolução na internet e provedores de soluções cada vez mais interativas , estamos adentrando a uma nova tecnologia , chamada de Inteligência Artificial (IA).Considerada uma nova conquista , imprescindível para alcançarmos novos negócios neste cenário digital.
Resumidamente a Inteligência Artificial , é o aprendizado da máquina, onde ela identifica padrões, desejos , indicativos que irá nos ajudar na assertividade na oferta do plano de saúde . Como exemplo todos nós conhecemos a Alexa e o Reconhecimento Facial.
Na área de vendas de planos de saúde , a Inteligência Artificial será ou já está sendo , uma grande ferramenta importantíssima para gerar novos negócios no mundo digital, possibilitando o Corretor a se manterem competitivos neste mercado eletrônico.
O Corretor deve se perguntar…mas como ?
A resposta é ; no armazenamento de dados e padrões onde podemos desenvolver o chamado – o mapa de jornada do cliente. Como também, diminuir nossos custos com os processos de vendas , por meio de atendimento rápido e personalizado . Quando temos estes dados , fica mais palatável nossa interação com o cliente , que nos ajudam a tomada de decisão e oferta ao público em geral.
Além de armazenar dados , e saber usar a capacidade preditiva da Inteligência Artificial , para nos direcionar com com interações com os clientes , favorecendo na hora da venda.
Como informado acima , já existem software de inteligência artificial para vendas , que podem ajudar no processo comercial.
Entendo, salvo melhor juízo , que os corretores devem sempre estarem atentos as evoluções no mundo da internet , para que a cada dia , possam fazer uma oferta do produto assistencial , para nossa população em geral.
Para finalizar , lembro que nós brasileiros somos latinos , e como tal somos táteis , ou seja ainda apreciamos o contato físico , visual ou próximo e que , independente de toda esta evolução tecnológica , ainda aquelas formas de veiculação , por jornal , santinhos , panfletos , ainda dão um resultado bem expressivo , dependendo da Região e idade dos futuros clientes. O importante e testar qual a melhor, para sua Região.
Boas vendas,
Cordialmente,
Ronaldo Pontes Martins.