Em busca do vendedor ideal: uma jornada de aprimoramento contínuo
Constantemente buscamos encontrar e manter um vendedor perfeito, quase como uma obsessão. No entanto, é importante reconhecer que não existem vendedores perfeitos. O que existem são vendedores altamente qualificados em diversos aspectos: conhecimento, talento, energia, saúde e ambição. No entanto, esses profissionais geralmente são bastante disputados pelas empresas e costumam ter um alto custo.
Diante disso, surge uma reflexão: será que minha empresa pode ser considerada “perfeita” ou “super qualificada”? Em outras palavras, qual é o nível de qualidade da minha equipe, das lideranças, dos processos, dos resultados e do posicionamento da minha marca?
Essa pergunta não tem o objetivo de causar constrangimentos ou de afirmar que minha empresa é superior à sua. A intenção é destacar que uma empresa é sempre um conjunto de pessoas, estratégias e recursos que se alinham de alguma forma. Se a minha empresa promove o desenvolvimento estruturado das equipes, incluindo a equipe de vendas, ela se torna menos dependente de poucos vendedores excelentes, pois todos têm a oportunidade de crescer.
E é exatamente nesse ponto que quero chegar: incentivar você a buscar constantemente transformar sua empresa em uma organização cada vez mais qualificada, capaz de transformar “carvão em diamantes”.
Mas essa transformação é possível? Com certeza.
Mas fácil? Com certeza não.
No entanto, é esse o caminho seguido por empresas de alto valor e sucesso. No ano de 2024, enfrentaremos grandes desafios, mas, para superá-los e alcançar nossos objetivos, precisamos ser fortes, corajosos e determinados.
A vitória não é para aqueles que apenas começam, mas sim para aqueles que concluem a corrida.
Silvio Toni
Presidente da myBro Corretora